Em síntese, automação industrial é o uso de tecnologia para controlar processos e máquinas, reduzindo a intervenção humana.
A automação industrial é responsável por elevar a eficiência, precisão e segurança, além de otimizar custos – sendo, assim, essencial para melhorar a produtividade e a competitividade das indústrias.
Mas, você realmente sabe o impacto, na íntegra, que isso traz para a sua operação?
Fique com a gente para descobrir conceitos, tecnologias e, claro, os benefícios da automação industrial em todos os sentidos.
Boa leitura!
Quais são as principais tecnologias de automação industrial?
É justo afirmar que as tecnologias industriais de automação desempenham um papel essencial na modernização das operações, otimizando, continuamente, os processos internos.
Mas, antes de abordarmos os benefícios para a indústria, vamos entender quais são as principais tecnologias envolvidas?
Podemos destacar 3 delas, que, juntas, são responsáveis por modernizar as indústrias, promovendo maior competitividade e sustentabilidade:
1. Robótica
Em suma, trata-se do uso de robôs para execução de tarefas repetitivas, perigosas ou de alta precisão, como, por exemplo, montagem, soldagem e inspeção.
Seu uso é indispensável para elevar a produtividade e reduzir erros. Por isso, são amplamente utilizados nas indústrias automotiva, eletrônica e de manufatura.
2. Sistemas de controle
Só para ilustrar, esses sistemas incluem controladores lógicos programáveis (CLPs) e sistemas SCADA – que monitoram e regulam processos industriais automaticamente.
De modo geral, são aplicados em setores como energia, petroquímico e alimentos para manter padrões de qualidade e segurança.
3. IoT
IoT é sigla para “Internet of Things”, traduzindo para o português, “Internet das Coisas”. Ela permite a conexão de máquinas, sensores e dispositivos à internet, com coleta e análise de dados em tempo real.
Como resultado, isso melhora a manutenção preditiva, otimiza processos e aumenta a eficiência energética – por isso, acaba sendo implementada em fábricas inteligentes e logística.
Quais são os benefícios da automação industrial para as empresas?
É correto afirmar que os sistemas de controle industrial evoluíram muito, saindo de operações manuais para tecnologias automatizadas.
No início, eram os operadores que gerenciavam processos, e isso acarretava em tarefas com maior chance de erros e custos elevados.
Porém, pouco a pouco, surgiu o monitoramento remoto e o controle em tempo real, contribuindo para mais eficiência e menos falhas, melhorando a qualidade dos produtos.
A automação permitiu produção em larga escala, tornando as indústrias mais competitivas e adaptadas às demandas do mercado.
Mas, que tal entender um pouco mais sobre os principais benefícios da automação industrial? Separamos 5 deles:
1. Aumento da produtividade industrial
Com equipamentos automatizados, e que operam ininterruptamente (24/7), foi possível eliminar paradas prolongadas e aumentar a capacidade de produção.
Afinal, as máquinas realizam tarefas repetitivas ou complexas com rapidez e precisão superiores às capacidades humanas, diminuindo o tempo de ciclo por produto.
2. Otimização de custos operacionais
Por exemplo, tecnologias como IoT e manutenção preditiva evitam falhas inesperadas, reduzindo custos com reparos urgentes e períodos de inatividade.
Ao mesmo tempo, a automação industrial foi a responsável por diminuir a dependência de mão de obra em ações repetitivas, permitindo, assim, que você posicione os seus funcionários para atividades mais estratégicas e qualificadas.
3. Padronização e qualidade
Você sabia que sistemas automatizados garantem consistência na produção e reduzem variações e defeitos?
Por essa razão, a automação se faz essencial em indústrias que demandam alta precisão, como farmacêutica e eletrônica.
Além disso, há melhoria na percepção de qualidade do consumidor, ajudando a fidelizar clientes e fortalecer a marca.
4. Redução de desperdícios
Outro benefício é que, com monitoramento em tempo real, é possível fazer a detecção de desvios de processo, minimizando desperdícios de materiais, tempo e energia.
Afinal, com automação industrial fica mais fácil promover o uso eficiente de matérias-primas, contribuindo para operações mais sustentáveis.
5. Competitividade no mercado
Empresas automatizadas atendem melhor à demanda por prazos curtos e personalização em massa, mantendo e elevando a competitividade.
A eficiência operacional e os custos reduzidos ampliam as margens de lucro e viabilizam preços mais competitivos aos consumidores.
Por tudo isso, é justo dizer, portanto, que esses avanços tornam a automação industrial um pilar estratégico para organizações modernas, promovendo inovação e sustentabilidade.
E, para reduzir seus custos operacionais, conte com as soluções da Tecnolog em todos os momentos, para o que você precisar.
Fale ainda hoje com nosso time de especialistas e saiba mais!