Este Tutorial explica como fazer as configurações para montar uma rede entre IHM’s Weintek e outros dispositivos utilizem o protocolo MODBUS TCP/IP pela Ethernet.

1. Comunicação e cabos necessários:

1.1. Conexão de uma IHM diretamente a outra utilizando um cabo CROSSOVER

1.2. Conexão de IHM´s via HUB ou Switch com diversas IHM na mesma rede Ethernet:

Ligue a IHM e no canto inferior direito aperte o botão 

imag83.jpg

 e em seguida o botão 

imag84.jpg

 (a senha padrão é “111111”) e a seguinte tela irá aparecer:

Qualquer outro dispositivo deve ser configurado de acordo com o seu próprio manual, porém é importante observar além do endereço IP a porta de comunicação (Port) que o dispositivo utiliza ou pode utilizar.

2. Configurando as IHM´s como servidor Modbus (MODBUS SERVER)

A hierarquia das comunicações nas redes determina que um servidor (Server) apenas atenda as solicitações dos clientes (Clients), ou seja, um servidor não inicia comunicações, apenas responde as demandas dos clientes.

Abra o EasyBuiler8000 e crie um novo projeto, escolha o modelo da IHM, aperte OK e aperte OK novamente ou abra um projeto já existente.

Clique em Edit>System Parameters…>Model e em “Port. No.”para especificar a porta onde a ihm vai “servir” às solicitações dos clientes da rede Ethernet. Vamos usar a porta “502” por ser a mais utilizada por outros fabricantes, mas poderíamos também utilizar o default “8000” ou outra qualquer.

Clique em “Device” e “New…” para incluir um novo driver de comunicação e a tela abaixo deve aparecer:

3. Configurando as IHM´s como cliente Modbus

Vamos configurar as IHM’s Weintek para operar como Cliente e Servidor simultaneamente, para que possam tanto iniciar comunicações como responder à solicitações.

Na mesma tela “System Parameter Settings”, vamos incluir o driver de comunicação MODBUS TCP/IP que vai permitir a esta IHM acessar dados em outros dispositivos da rede, veja abaixo:

Após incluídos todas as comunicações em cada IHM, as suas telas devem estar parecidas com esta:

De forma análoga, no programa da minha segunda IHM irá aparecer:

E na terceira:

4. Lendo e escrevendo objetos em IHM’s remotas

A escrita e leitura de dados são feitas de maneira semelhante ao endereçamento dos dispositivos que se conectam às portas seriais (o mapa de endereços deve constar no manual do dispositivo), quando escolher um objeto devemos modificar o PLC NAME para ler ou escrever no dispositivo desejado.
No exemplo escolhemos a IHM 3 (IP=192.168.1.80), conforme abaixo:

Nos protocolos MODBUS padrão (RTU e TCP/IP), não existe o endereço “0”, os endereços começam a partir de 1. Então, se um dispositivo possui o endereço “0” em seu mapa de memória a única forma de acessá-lo é somar 1 ao endereço desejado. Por exemplo, se queremos acessar o endereço 10 precisamos endereçá-lo como 11. Para corrigir este problema a Weintek disponibiliza o protocolo “MODBUS TCP/IP (zero-based addressing)”, que é exatamente igual ao “MODBUS TCP/IP (Ethernet)”, mas acrescenta automaticamente 1 ao endereço desejado.

5. Mapa da memória disponível na IHM como MODBUS SERVER

A memória da IHM fica restrita quando funciona como servidor, somente os endereços abaixo estão acessíveis aos clientes:

Notar que somente ficam disponibilizados os primeiros 9.999 endereços dos bancos LW e LB e do banco RW ficam disponíveis apenas os primeiros 65533 registros(somar 10000 ao endereço RW desejado). Os demais registros da ihm são inacessíveis aos clientes da rede.

Os comandos Modbus 0 e 1 permitem tanto a leitura como a escrita dos bits(LB) mapeados e os comandos 3, 4 e 5 permitem tanto a leitura como a escrita do registradores (LW e RW) mapeados.