Este tutorial explica como transformar um computador da rede em servidor de impressão para permitir a impressão de telas (Print Screen) e operar como servidor de backup, permitindo o recebimento de arquivos tipo “data sampling” (.dtl) e “Event Registers” (.evt) em formato compatível com o Excel (.csv), onde o nome do arquivo é a sua data (AAAAMMDD), limitado a apenas um arquivo por dia, mas que pode ser sobrescrito.
1. Configurando o computador como servidor de impressão/backup
Utilizaremos o programa “EasyPrinter” do pacote “EB8000 Project Manager” para configurar um servidor de impressão/backup no computador que irá atender as solicitações de todas IHM’s da rede. Para encontrar o programa você deve abrir o ProjectManager e clicar em EasyPrinter. A seguinte tela deve aparecer:
Configuração Geral. Clique em “Options” seguido de “Settings…” e a seguinte tela irá aparecer:
Clique em “Hardcopy” e a seguinte tela vai aparecer:
Clique em “Backup” e a seguinte tela vai aparecer:
Clique OK. Em seguida clique File > Enable Output. Agora o seu computador está pronto para receber solicitações das IHM’s da sua rede.
2. Configuração de impressão e backup na IHM
Abra o programa EasyBuiler8000 e crie um novo projeto, escolha o modelo da IHM, aperte OK e aperte OK novamente ou abra um projeto já existente.
Clique em Edit>System Parameters…>”Printer/Backup Server”. Selecione “Use MT Remote Printer/Backup Server” e a sua tela deve estar parecida com esta abaixo:
Clique OK e agora a sua IHM está pronta para enviar dados a serem impressos ou transferidos.
3. Como adquirir os dados e criar as tabelas
Para adquirir dados em forma de tabelas utilizamos a ferramenta “Data Sampling”.
Clique em Objects>Data Sampling em seguida clique em New… e a seguinte tela irá aparecer:
Veja exemplo de criação de uma tabela com largura de 8 colunas.
4. Imprimindo telas da IHM (Print Screen)
Para imprimir telas da IHM devemos adicionar um objeto “Function Key” na tela desejada, e sua impressão irá acontecer toda vez que o botão for pressionado. Veja configuração abaixo:
A impressão irá diretamente para a impressora selecionada na configuração Hardcopy do EasyPrinter.
5. Backups de arquivos de histórico
Utilizaremos o “Backup object” para fazer a transferência de arquivos históricos da IHM para o servidor, este processo pode ser ativado de duas formas diferente, por um botão (Touch trigger) e por tempo (Scheduler) ou bit externo (External trigger):
Vá em Objects>Backup e a seguinte tela irá aparecer:
Caso escolha “External trigger (bit)” e deseje fazer o controle temporal deste bit é necessária a criação de um Objeto “Scheduler” (Objects>Scheduler), clique em new e a seguinte janela irá aparecer: (no exemplo programação diária)
Desta maneira criamos um bit que irá fazer a transição OFF>ON uma vez ao dia, tornando a transferência de arquivos para o servidor de backup diária. É extremamente importante transferir todos os dados de um dia inteiro, para tanto, você deve escolher qualquer hora do dia e transferir a tabela do dia anterior, somente assim temos certeza que todos os dados serão transferidos.
Para ativar a transferência da planilha do dia anterior, volte no “Backup object” que você adicionou e no campo “Range” escolha “Yesterday” e siga a configuração abaixo:
6. Executar o EasyPrinter automaticamente na inicialização do Windows
Caso deseje que o EasyPrinter inicie automaticamente, podemos utilizar o recurso “Inicializar” do Windows. Esta ferramenta é muito útil para servidores que serão reiniciados automaticamente e/ou freqüentemente. Basta copiar o atalho do programa “EasyPrinter” para dentro da pasta “Inicializar”, conforme abaixo:
Se tudo deu certo, o ícone do programa que você escolheu irá aparecer na pasta “Inicializar”. Reinicie o computador para testar a nova configuração.